Carregando...

A par das evidências de que o homem contemporâneo utiliza-se cada vez menos de suas potencialidades corporais e de que o baixo nível de atividade física é fator decisivo no desenvolvimento de doenças degenerativas sustenta-se à hipótese da necessidade de se promoverem mudanças no seu estilo de vida, levando-o a incorporar a prática de atividades físicas ao seu cotidiano. Nessa perspectiva, o interesse em conceitos como “ATIVIDADE FÍSICA”, “ESTILO DE VIDA” e “QUALIDADE DE VIDA” vem adquirindo relevância, constituindo um movimento no sentido de valorizar ações voltadas para a determinação e operacionalização de variáveis que possam contribuir para a melhoria do bem-estar do indivíduo por meio do incremento do nível de atividade física habitual da população.

“Corrida, Qualidade de vida e saúde”

Correr traz um sem-número de benefícios para o ser humano. Num documento que apresenta o posicionamento oficial da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte e da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, publicado em 99, os principais efeitos seriam:

1º. redução do peso corporal
2º. maior controle dos níveis de colesterol
3º. aumento da capacidade cardiorrespiratória
4º. redução dos riscos de infarto
5º. aumento da massa muscular
6º. melhor controle da pressão arterial de repouso
7º. auxílio para regular a glicemia (a taxa de açúcar no sangue), evitando que os níveis de glicose se elevem, e para aumentar a captação desse açúcar pelas células. Para muitos idosos diabéticos, isso resulta numa significativa redução de medicamentos.

Um estudo, publicado na revista “Medicine and Science in Sports & Exercises” em 2002, acompanhou durante 13 anos dois grupos: um de corredores e um de não-corredores. A taxa de mortalidade dos não-corredores foi 3,3 vezes maior que a dos praticantes de atividades físicas, que, além desse benefício, também retardaram a perda da capacidade para executar tarefas diárias em oito anos.

Objetivo Geral

Estimular através da prática da corrida em grupo, que os funcionários de sua empresa tomem o gosto pela prática da atividade física e que com isso, obtenham ganhos na qualidade de vida, o que diz respeito à melhora da saúde, da auto-estima e dos fatores psicossomáticos.

Objetivo Específico

Montar um grupo de corridas, da empresa, cerca de 10 a 15 pessoas, que terá como desafio, no primeiro ano, participar da prova de 10km, na Maratona de Porto Alegre e para o próximo ano, que aproximadamente 30% da equipe complete a Maratona de Porto Alegre (42.195m).

PerCorrer

O PerCorrer – Assessoria Esportiva S/S Ltda, oferece uma assessoria especial para as empresas, montando grupos de funcionários que praticam atividade física ou que desejam iniciar a mesma. Desenvolvemos um trabalho responsável, voltado para a qualidade de vida e rendimento do funcionário, proporcionando assim um melhor ambiente de trabalho na sua empresa.

O trabalho consiste em treinamento de caminhada ou corrida, na pista da SOGIPA ou em diferentes parques da cidade, acompanhado de uma equipe técnica especializada e o envio de planilhas periódicas via e-mail ou fax para os funcionários, assim como a oportunidade de participação em provas esportivas.

Atividade física corporativa

Vivemos em uma sociedade cada vez mais mecanizada, informatizada e de hábitos inadequados de vida, onde o ser humano, ao longo do tempo, vem reduzindo cada vez mais seus estímulos corporais e quantidade de movimentos. Ou seja, sua atividade física. A retomada de uma atividade física, segundo pesquisas já existentes, pode trazer mais motivação, maior disposição, menos ausências ao trabalho, maior sociabilização entre o quadro de funcionários, além da tão sonhada melhora da qualidade de vida.

Quem lucra?

  • A empresa: aumenta a produtividade, diminui as faltas, diminui o número de acidentes, reduz as despesas médicas, diminuindo desta forma o “turn over”.
  • O funcionário: alivia o estresse, melhora a postura, desperta o interesse pela prática de hábitos salutares, estimula o interesse pela prática de atividade física, melhora seu relacionamento interpessoal. Além de passar de maneira osmótica, seus novos hábitos saudáveis, entrando então a empresa num ciclo de bons exemplos.

O programa será definido em conjunto, respeitando as necessidades, condições e objetivos de sua empresa e o “know how” da empresa contratada. Parte de uma avaliação diagnóstica e chega a um programa de atividades físicas adequado à sua realidade.

A atividade física em empresas vem sendo oferecida de forma recreativa, competitiva, com atividades de lazer ou como parte de um programa de qualidade de vida, assinalamos abaixo, nossas especialidades :

1º- Condicionamento Físico
Realizado antes ou após a jornada de trabalho com o objetivo de promover mudança no estilo de vida, reduzir os fatores de risco à saúde e desenvolver a capacidade física geral das pessoas. São trabalhadas principalmente a resistência aeróbica, resistência muscular localizada, foça e flexibilidade em aulas de 1 hora a 1 hora e meia.

2º- Avaliação Física
De EXTREMA IMPORTÂNCIA, paralela à realização de exame médico, a avaliação tem como objetivo checar a condição física atual e comparar os resultados entre as avaliações seguintes, bem como verificar a evolução do funcionário em todos os aspectos envolvidos numa avaliação e orientação física que são:

  • anamnese clínica, física e antropométrica (medições de gordura e massa muscular)
  • ergometria: verificação de pressão arterial em repouso e esforço – teste físico de resistência aeróbica
  • avaliação postural

3º- Palestras
O objetivo é informar as pessoas sobre os aspectos que interferem no seu dia a dia e em assuntos relacionados a benefícios da atividade física, mudanças no estilo de vida e melhoria da qualidade de vida.

4º- Eventos esportivos e de lazer
A realização destes eventos aproxima as pessoas, melhorando as relações humanas e a integração entre os diversos setores da empresa.
Através de atividades de lazer ou da realização de torneios esportivos internos, as pessoas passam a se conhecer melhor, a respeitar as regras do JOGO e conseqüentemente seus companheiros.

5º- Treinamentos Esportivos
Mais e mais empresas oferecem a seus funcionários, apos o expediente de trabalho, aulas de aprendizado ou treinamento em esportes como por exemplo, a corrida, que proporcionam um convívio mais saudável. Além disso, como já foi citada, a prática regular de uma atividade física irá refletir no dia a dia, melhorando a sua disposição para o trabalho.