Como evitar lesões na corrida

A prática da corrida é uma das formas mais sadias para melhorar a qualidade de vida, auto-estima, saúde e todos os ouros benefícios, que poderíamos citar por linhas a fio. No entanto, a prática, se não bem administrada, poderá levar-nos a problemas como lesões.

No que diz respeito a lesão na prática da corrida, durante estes anos que tenho vivido neste meio, tive a oportunidade de observar dois momentos bem distintos e muito importantes, onde o cuidado de todo praticante deve ser redobrado.

O primeiro momento acontece nas primeiras semanas ou meses de treinamento. Pois, em duas ou três semanas, você já é capaz de sentir as melhoras do seu condicionamento aeróbico, pode correr algumas voltas na pista sem parar, ou seja, seu sistema cardíaco e respiratório, tem uma melhora bastante acentuada. No entanto, seu sistema músculo esquelético normalmente não acompanha esta melhora. Você acha que pode fazer sua atividade com mais intensidade (velocidade), no entanto sua musculatura ainda não esta preparada.

Neste momento, pode ocorrer sua primeira grande decepção, ou lesão.

Passada a lesão, já recuperado, preocúpesse com o segundo momento. Ele acontece após alguns meses ou anos de treinamento, quando você esta na ponta dos cascos, ou seja, tão bem condicionado fisicamente, que pensa que nada poderá acontecer. Você acha que é um super herói, indestrutível, mas é exatamente nestes momentos que acabamos extrapolando e lesionando.
O que fazer para tentar minimizar estes riscos?

Abaixo, seguem algumas dicas:

medico.jpg– Antes de começar um período de treinamento ou atividades físicas, procure um médico e faça os devidos exames, para certificar-se de que esta tudo bem e você está apto à prática;

– Procure a orientação de profissionais da Ed. Física, a fim de otimizar seu treinamento e rendimento;

– Realize exercícios de aquecimento antes de praticar uma atividade física;

– Alongue-se sempre, com muita cautela (sem exageros), antes e após praticar exercícios;

– Use calçados adequados, que sejam estáveis e absorva impacto;

– Exercite-se em superfícies não tão duras (grama, areão). Evite pisos muito duros (asfalto e concreto);

– Faça exercícios de relaxamento depois de praticar um esporte ou treinamento intenso. Desta forma, a freqüência cardíaca diminui gradualmente e seu corpo volta à normalidade;

– Utilize-se das sessões de massagem, como forma terapêutica e relaxante da musculatura;

– Não se sobrecarregue, respeite seu treinador ou orientador, ouça seu corpo;

– Evite ser um “esportista de fim-de-semana”. Distribua os exercícios ao longo de toda a semana, basta três vezes 30min de exercício aeróbico, por semana, para você começar a sentir os efeitos do exercício na sua vida;

– Aprenda a praticar esportes corretamente, reduzindo o risco de lesões causado por “excessos”.

Agora, se você se lesionou, a melhor coisa a fazer, é procurar um médico. Dê preferência aos especialistas da área esportiva, pois estes têm uma visão mais específica do problema e seu tratamento.

Paliativo caseiro, segundo a maioria dos fisioterapeutas, o uso do gelo é um dos melhores remédios a serem usados de imediato, logo após uma lesão. Existe, ainda hoje, uma certa confusão sobre colocar calor ou frio; porém é comprovado que em casos agudos (atendimento imediato) devem ser feitas aplicações de gelo, com enfaixamento compressivo e elevação da área afetada, de 20 a 30 minutos, nas primeiras 24 a 72 horas. Isto promove uma diminuição do metabolismo e uma limitação da hipóxia secundária (aumento da lesão por falta de oxigênio), além de promover uma diminuição do espasmo muscular e dor.

Então, pratique uma atividade física de forma consciente. Procure seguir as dicas citadas e use de bom senso, certamente você terá uma atividade física mais prazerosa, com ganhos reais de saúde.

2 thoughts on “Como evitar lesões na corrida

  • ciceliane

    estou praticando corrida ha tres meses na esteira,e agora aumentei a velocidade e comeÇou a doer muito a parte de tras da minha perna quando acordo e dous os primeiros passos e essa dor nao passa….

  • Amarildo brasil

    antes da pratica da corrida de rua ou até mesmo futebol , eu posso estar entrando totalmente dentro de um grande balde de gelo até a cintura por 15 minutos , quais beneficios ou problemas que posso ter ??

Comments are closed.